Infamous (estilizado como inFAMOUS), é um videojogo de acção-aventura jogado em mundo aberto (sandbox). Foi produzido pela Sucker Punch Productions e publicado pela Sony Computer Entertainment, lançado entre Maio e Junho de 2009, em exclusivo para a consola PlayStation 3.
Em Infamous, o jogador controla o protagonista Cole MacGrath, um ciclista estafeta apanhado no centro de uma explosão que devasta vários blocos da cidade fictícia de Empire City. Com a explosão a cidade mergulha num caos, enquanto Cole descobre que ficou com super poderes, baseados em electricidade. Ainda que a história siga Cole a usar as suas novas habilidades para restaurar alguma ordem a Empire City, ao jogador são dadas várias oportunidades para usar esses poderes para fins bons e maus, usando o sistema de Karma do jogo. Essas escolhas não só acabam por afectar o crescimento do personagem como a reacção da população da cidade perante Cole e outros pequenos elementos ao nível da jogabilidade e da história.
A Sucker Punch produziu Infamous com o sentido de fugir ao género e estilo da sua série anterior, Sly Cooper, baseada em infiltração, mas ao mesmo tempo usando um estilo similar de banda desenhada para contar a história e assim ajudar o jogador a ficar mais ligado a Cole. O ritmo do jogo para a introdução dos novos super poderes e a facilidade de movimentação pela cidade por meios pouco convencionais, foram factores críticos durante a produção de Infamous. A paisagem urbana desolada foi inspirada em banda desenhada como DMZ e No Man's Land. O brasileiro Amon Tobin foi um dos artistas que ajudou a criar a banda sonora, que tinha como objectivo reflectir o ambiente.
Infamous foi muito bem recebido pela imprensa especializada. Foram elogiados muitos dos seus elementos, incluindo a implementação dos poderes de Cole e a sua capacidade de trepar, o conteúdo do jogo e a estrutura das missões, bem como a soma de todos esses elementos que tornam o jogo muito atraente. As criticas foram mais dirigidas à natureza repetitiva do combate e dos inimigos, às limitações do sistema de Karma e alguns aspectos técnicos em relação aos gráficos do jogo.Infamous também foi comparado e contrastado com Prototype da Radical Entertainment, um videojogo lançado no mês seguinte com muitos elementos similares a Infamous, incluindo a exploração em mundo aberto por um protagonista com super poderes.
O jogo foi uma oferta da Sony como parte do programa 'Bem-Vindo de Volta’, depois do ataque à PlayStation Network em 2011. A sequela, Infamous 2, foi lançada em Junho de 2011. Um terceiro jogo, Infamous: Second Son, desenhado especificamente para a PlayStation 4, foi anunciado durante o evento "Playstation Meeting 2013" a 20 de Fevereiro de 2013.